Adeus ao Papa Francisco: Líder da Igreja Católica Falece aos 88 Anos
Pontífice latino-americano, conhecido por sua postura progressista, lutava contra complicações respiratórias.
Por Kaká Amaral
Publicado em 21/04/2025 09:22
Mundo

A Igreja Católica e o mundo se despedem do Papa Francisco, que faleceu na madrugada desta segunda-feira (21/4), aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. A notícia foi confirmada pelo cardeal Kevin Farrell, após um período de internação e complicações de saúde.

Francisco, cujo nome de batismo era Jorge Mario Bergoglio, enfrentava problemas respiratórios desde a juventude, tendo inclusive passado por uma remoção parcial de um pulmão. Nos últimos meses, o pontífice foi diagnosticado com pneumonia dupla, o que exigiu um longo período de internação. Apesar de ter aparecido em público no sábado (19/4) e no Domingo de Páscoa (20/4), abençoando fiéis na Praça de São Pedro, seu estado de saúde se deteriorou.

Em sua última aparição pública, Francisco fez um apelo aos líderes políticos mundiais, pedindo que priorizassem a ajuda aos necessitados e o combate à fome, em vez de cederem ao medo.

Trajetória Marcante:

  • Nascido em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936, filho de imigrantes italianos.
  • Formado em química, ingressou no seminário aos 20 anos, em 1958.
  • Ordenado sacerdote em 1969, ascendeu ao posto de bispo auxiliar de Buenos Aires em 1992 e arcebispo em 1998.
  • Nomeado cardeal por João Paulo II em 2001.
  • Eleito Papa em 13 de março de 2013, adotando o nome Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis, tornando-se o primeiro pontífice latino-americano.
  • Conhecido por seu discurso flexível e postura progressista, trabalhou na reconstrução de instituições da Igreja e enfrentou casos de abusos sexuais cometidos por membros do clero.
  • Em 2025, o Vaticano, sob seu comando, aprovou novas diretrizes para a admissão de homens gays em seminários, desde que vivam a castidade.

Desafios de Saúde:

A saúde do Papa Francisco sempre foi uma preocupação. Além da remoção parcial de um pulmão na juventude, ele enfrentou crises de bronquite e problemas de locomoção devido a dores no joelho, o que o levou a utilizar cadeira de rodas. As recentes complicações respiratórias, incluindo a pneumonia dupla, se provaram fatais.

O mundo agora se prepara para o período de luto e para o conclave que elegerá o próximo líder da Igreja Católica.

Comentários