Pelo quinto ano consecutivo, a icônica Praia de Itaúna, em Saquarema, será o palco do REMA WSL Surf Festival, um evento que promete agitar a Capital Nacional do Surf entre os dias 12 e 20 de abril. O campeonato deste ano terá um significado especial, servindo como uma homenagem póstuma ao saudoso surfista Léo Neves, que faleceu tragicamente por afogamento em 2019, aos 40 anos, após sentir-se mal durante uma prova no mar de Saquarema.
O festival de surfe atrairá não apenas atletas da elite mundial e grandes nomes do surfe brasileiro e latino-americano, mas também proporcionará uma oportunidade única para a nova geração do esporte, que poderá competir lado a lado com seus ídolos. A expectativa dos organizadores é superar o número de inscritos da edição anterior, impulsionada pelo fato de o REMA WSL Surf Festival abrir a disputa por vagas para a divisão de acesso à elite mundial (Challenger Series) e também sediar a terceira seletiva sul-americana da categoria.
A competição em Saquarema será um marco importante para os surfistas que almejam ascender ao cenário mundial do surfe, oferecendo uma plataforma de alto nível para demonstrarem seus talentos e conquistarem pontos cruciais nos rankings da World Surf League (WSL). A homenagem a Léo Neves, um ícone do esporte em Saquarema e no Brasil, adiciona uma camada de emoção e significado ao evento, celebrando sua memória e legado no mundo do surfe.