Festival de Arte Contemporânea mostra trabalhos dos novos nomes da arte em Rio das Ostras
22/11/2018 21:14 em Cultura

O Ateliê Casa 404 apresenta, em parceria com a Universidade Federal Fluminense e com o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, o I Festival de Arte Contemporânea, na cidade de Rio das Ostras, de 23 a 25 de novembro, sexta a domingo, com o tema ‘A arte é o mote’. A curadoria é de Áureo Guilherme Mendonça. Na programação, exposições de artes visuais simultâneas, palestras, lançamento de livro, mesa-redonda e oficinas, que vão acontecer em 4 espaços culturais da cidade (Ateliê Casa 404, Casa de Cultura Bento Costa Junior, Fundação de Cultura, Language Café e Artmanha). Um fim de semana inteiro com uma intensa programação para movimentar ainda mais Rio das Ostras!

A exposição será uma grande coletiva com a participação de 26 artistas locais e do Rio de Janeiro, divididos nesses espaços. Serão cerca de 40 obras, entre pinturas, desenhos e escultura. O Festival é um desdobramento do projeto ‘Convite de Artista’, do Ateliê Casa 404 – UFF, que promove e discute a interiorização da produção de arte.

“A ideia é envolver a universidade, os artistas e a sociedade em um evento que discuta o papel do artista como dinamizador da cena cultural. A utilização dos espaços e equipamentos públicos e dos espaços privados em parceria, assim como a interiorização da produção do grande centro para promover o intercâmbio de ideias e ampliar a rede de relacionamento entre os pares. A cidade é o pano de fundo do projeto, todo ele pensado para que as pessoas transitem a pé entre os espaços para que tenham um envolvimento maior com a essência do lugar”, explica Silvia Neves, Coordenadora do Ateliê Casa 404.

Sobre a escolha do tema deste ano, o curador Áureo Guilherme Mendonça afirma: “A arte é o mote porque a entendemos sempre como a parte mais provocadora entre todas as instâncias que compõem nosso universo de fatos e afetos. O importante é que todos aceitaram esse desafio de olhar para Rio das Ostras e pensar sua ressignificação a partir de sua coabitação com a arte. De um ponto ao outro das exposições teremos a oportunidade de olhar a cidade e, quem sabe, enxergar sua alma, cuja visibilidade depende sempre desse viés ótico propiciado pelo trabalho dos nossos artistas”.

 

PROGRAMAÇÃO

Programação do IFAC:

- Exposição “O mote é a arte”
Abertura: dia 23 de novembro, às 19h
Até 25 de novembro
Locais: Ateliê Casa 404, Casa de Cultura Bento Costa Junior, Language Café e Artmanha
Horários de funcionamento: 09hs às 18hs 
Artistas participantes: Alessandro Paiva, Bernardo Sá Earp, Bet Katona, Dorys Daher, Evandro Oliveira, Fava da Silva, Felipe Barbosa, Giovana Agostini, Katia Politzer, Lilian Vieira, Lincoln Nogueira, Lucas Muniz, Luiz Maia, Marcelo Vitiello, Maridea de Deus, Luiz Badia (performance sonora), MarQo Rocha, Micarlos Medeiros, Muiteza, Rafael Reis, Rosana Diuana, Rosana Ricalde, Reitchel Komch, Rodrigo Pontes, Selma Jacob, Verônica Camisão.

23 de novembro

Atelie Casa 404
- Lançamento do livro ‘Entremeios, Ensaios sobre literatura, cinema e comunicação”
Autora: Analice Martins
Editora: Appris
às 19h

Dia: 24 de novembro 

Fundação Rio das Ostras de Cultura
- Palestras - 
Vera Pletitsch 
Tema: artes visuais indígenas brasileiras - tradição e contemporaneidade
Das 9h às 10h

Thiago Grisolia
Tema: escrita, corpo, imagem, cidade: arte e poesia expandidas
Das 15h às 16h

Walmeri Ribeiro
Tema: Práticas performativas na Arte Contemporânea
Das 16h30 às 17h30

Casa de Cultura
- Oficina - 
Responsável: Sagui Gepeto
Dia e horário: 14:00 hs

Dia: 25 de novembro 
- Mesa-redonda - 
Tema: Interiorização da produção de arte, experiências RJ
Participantes: Cris Regis, Áureo Guilherme, Silvia Neves, Carlos Henrique Pimentel e Cleise Campos.
Local: Fundação Rio das Ostras de Cultura
Horário: das 10h às 12h

COMENTÁRIOS