MENU
“Selos A B C” de boas práticas sanitárias serão conferidos a 19 empresas macaenses
Por Rádio Energia FM 104.9
Publicado em 17/12/2025 12:32
Macaé

A “Cerimônia de Entrega dos Selos A B C”, certificação da Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária, a 19 estabelecimentos comerciais do município por práticas que contribuem para a qualidade da empresa e dos alimentos, será realizada nesta quinta-feira (18), às 9h, no auditório do Paço Municipal. Esta iniciativa propicia aos consumidores escolhas mais conscientes.

As empresas certificadas por priorizarem a saúde do consumidor são: Restaurante Alto da Glória, Restaurante Benedito, Padaria Braga, Pizzaria Brasa Pizza, Sorveteria Calebito, Restaurante Durval, Bar São João, Hotelaria Marítima Fratelli Cosulich, Pizzaria Giorgio Express, Pizzaria Georgio, Hotel Ramada, Restaurante Mané, Confeitaria Mirabolando, Lanchonete Nuvem de Mel1, Nuvem de Mel 2, Cafeteria Rei do Matte, Bar Seu Clóvis, Restaurante Trattoria do Nutte e Pizzaria Original.

O objetivo desta iniciativa é promover uma avaliação transparente dos estabelecimentos, por Categorização Sanitária: A (cinco estrelas), B (quatro estrelas) e C (três estrelas). Ela integra o Programa Alimento Seguro, com a finalidade de valorizar procedimentos para a prevenção de doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA). Este modelo de licenciamento e regulação sanitária é adotado pela Prefeitura desde 2021. Já as ações para a Categorização Sanitária dos serviços de alimentação no município foram iniciadas em 2023. Desde o primeiro ciclo de categorização até o primeiro semestre de 2025, 80 estabelecimentos foram certificados.

Este projeto foi inspirado em experiências bem-sucedidas em cidades como Los Angeles, Nova York, Londres, além do Projeto Piloto da Copa do Mundo FIFA@ 2014. Ele é resultado da troca de experiências e compartilhamento de conhecimento sobre as ações de implantação da categorização, por meio de parcerias com a Categoriza Brasil, Universidade Franciscana, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Estácio de Sá. Para o procedimento é utilizada metodologia científica, o que possibilita adoção de um processo de autoavaliação e de avaliação do risco sanitário nos serviços de alimentação.

Comentários