MENU
SAAE coíbe ligações irregulares de esgoto em torno da Lagoa de Iriry
Por Rádio Energia FM 104.9
Publicado em 12/12/2025 10:57
Rio das Ostras

móveis que haviam sido notificados retiraram as ligações clandestinas, mostrando a efetividade das ações da Autarquia Municipal de Rio das Ostras

A equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Ostras – SAAE esteve na quinta-feira, 11, nas áreas do entorno da Lagoa de Iriry para dar continuidade à fiscalização de ligações clandestinas de esgoto. Mostrando a efetividade do trabalho contínuo da Autarquia Municipal, foi constatado que os imóveis que haviam sido notificados anteriormente retiraram as ligações irregulares de esgoto na rede de águas pluviais.

Além de voltar aos locais notificados, outras áreas próximas foram vistoriadas e novas constatações foram emitidas, solicitando a retirada dessas ligações irregulares.

A equipe também orienta moradores e comerciantes sobre os riscos do despejo de esgoto nas galerias pluviais, que provoca uma série de impactos ambientais e operacionais.

“Do ponto de vista sanitário, a descarga de efluentes sem tratamento contribui para o aumento da carga orgânica, coliformes fecais, nutrientes e demais contaminantes que escoam diretamente para praias, rios, canais e córregos, comprometendo a balneabilidade e elevando o risco de doenças de veiculação hídrica”, explica o presidente do SAAE, Maycon Prata.

As ligações clandestinas de esgoto favorecem processos de eutrofização (acúmulo excessivo de matéria orgânica), mau cheiro e proliferação de vetores, resultando em danos à saúde pública e à qualidade ambiental.

RISCO DE ALAGAMENTOS – A presença de esgoto nas redes de drenagem — estrutura projetada exclusivamente para o rápido escoamento de águas pluviais — também contribui para alagamentos. Isso porque essas ligações causam acúmulo de resíduos sólidos, gorduras e sólidos sedimentáveis, reduzindo a capacidade hidráulica das galerias e provocando obstruções e extravasamentos. Esses problemas comprometem a eficiência do sistema de drenagem urbana e aumentam o custo de manutenção corretiva.

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Rio das Ostras vem priorizando o combate ao despejo irregular de esgoto nos corpos hídricos e no sistema de drenagem, como medida preventiva essencial para a proteção ambiental, a recuperação dos ecossistemas aquáticos e a melhoria das condições sanitárias do Município.

Além da identificação e eliminação das ligações clandestinas, as ações de fiscalização também possuem caráter educativo, orientando a população sobre a importância da destinação adequada dos efluentes e da preservação das lagoas, rios e praias, reforçando o compromisso do poder público com um ambiente mais saudável e sustentável para todos.

 

Comentários