A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Saúde na Escola (PSE), encerrou o ciclo de ações de 2025 com atividades realizadas em todas as escolas da rede municipal. Ao longo do ano, os alunos receberam intervenções voltadas à promoção da saúde, prevenção de doenças e conscientização sobre cuidados essenciais para o bem-estar.
Entre os temas trabalhados estiveram alimentação saudável, saúde bucal, prevenção do bullying, higiene pessoal, combate ao mosquito aedes aegypti, saúde sexual e reprodutiva, prevenção ao uso de álcool e outras drogas. As equipes também realizaram vacinação e avaliação de cartão vacinal.
A coordenadora do PSE, Eduarda Cardoso, destacou o empenho das equipes de saúde e a parceria das unidades escolares. “Encerramos as ações do Programa Saúde na Escola em 2025 com o sentimento de gratidão e orgulho pelo trabalho das nossas unidades de saúde. As equipes se dedicaram com compromisso, criatividade e acolhimento em cada escola visitada, garantindo informação, prevenção e cuidado aos estudantes. Agradeço também às escolas pela parceria. Seguimos firmes para ampliar esse trabalho em 2026, sempre com o apoio fundamental das equipes de saúde”, pontuou.
Na Escola Municipal São Francisco de Assis (Parque Arruda), os alunos participaram de atividades educativas e uma apresentação teatral sobre alimentação saudável, bullying e higiene. Para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da E. M. Antônio Rodrigues dos Santos (Porto do Carro) e E. M. Vidal de Negreiros (Alecrim), foram ofertadas ações voltadas à saúde do homem e da mulher, além de vacinação, aferição de pressão e teste de glicemia.
A Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira (Botafogo) recebeu dinâmicas e orientações sobre alimentação saudável, saúde bucal, higiene pessoal e prevenção da dengue. As atividades foram conduzidas por equipes de enfermagem, odontologia, agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, com avaliação vacinal dos estudantes.
Na Escola M. Elízio Henrique de Paiva, a UBS Flexeira realizou ações sobre alimentação saudável, saúde bucal, prevenção ao mosquito aedes aegypti, álcool e outras drogas. Já na E. Mz. Manoel Martins Teixeira (Balneário), houve abordagens sobre higiene pessoal, cuidados com o corpo, saúde mental, dengue e atualização vacinal, com atividades lúdicas como contação de histórias.
Outras unidades também integraram o cronograma, como a Escola Mz. Pequiá (Rua do Fogo), que teve ações de saúde bucal e higiene pessoal; a E. Mz. Retiro, com alimentação, vacinação, saúde bucal e saúde reprodutiva e a E. Mz. Paulo Roberto Marinho (São Mateus), onde os temas foram alimentação saudável, saúde sexual e reprodutiva, aplicação de flúor e verificação vacinal, em parceria com a Universidade Veiga de Almeida e a ESF São Mateus.
O cronograma de ações do Programa Saúde na Escola também incluiu a Campanha de Vacinação contra o HPV, ampliando a cobertura vacinal entre estudantes das redes municipal e estadual. A iniciativa buscou reforçar a proteção contra o vírus responsável pela maior parte dos casos de câncer de colo de útero.