MENU
Protestos contra feminicídios mobilizam cidades brasileiras; Rio das Ostras registra ato na Praia do Centro
Por Rádio Energia FM 104.9
Publicado em 08/12/2025 11:58
Rio das Ostras

Protestos contra feminicídios mobilizam cidades brasileiras; Rio das Ostras registra ato na Praia do Centro

 

Mulheres de todo o Brasil foram às ruas neste domingo (7) para denunciar a escalada de feminicídios e cobrar ações efetivas do poder público. A mobilização nacional, intitulada “Levante Mulheres Vivas”, ocorreu simultaneamente em diversas capitais e municípios, reunindo movimentos sociais, coletivos feministas e apoiadores da causa.

 

Na Praia do Centro, em Rio das Ostras, manifestantes dialogaram com a população e divulgaram dados sobre os índices de violência contra a mulher no país. Os grupos cobraram medidas concretas das autoridades municipais e estaduais para enfrentar o problema, que tem se agravado nas últimas semanas.

 

Segundo o Mapa Nacional da Violência de Gênero, cerca de 3,7 milhões de brasileiras sofreram algum tipo de violência doméstica nos últimos 12 meses. O Ministério das Mulheres aponta ainda que o país já registrou 1.180 feminicídios somente neste ano, além de quase 3 mil atendimentos diários pelo canal Ligue 180.

 

Durante o ato, participantes expressaram indignação com a falta de respostas do Estado. “É impossível olhar para essa realidade sem indignação. Queremos o básico: que mulheres vivam, com segurança, liberdade e dignidade”, afirmou Guilhermina Rocha, uma das porta-vozes da mobilização.

 

Outra manifestante destacou a urgência de políticas públicas mais rigorosas. “Não podemos ignorar essa situação de violência. A mobilização coletiva é urgente. Não aceitaremos nenhuma mulher a menos”, declarou Helena Guimarães, da União Brasileira de Mulheres (UBM).

 

O ato em Rio das Ostras integrou a série de manifestações realizadas em todo o país com o objetivo de chamar atenção para os altos índices de violência de gênero e exigir maior proteção às mulheres brasileiras.

Comentários