Os interessados em inscrever as crianças nas creches municipais da Rede Pública de Rio das Ostras têm até esta sexta-feira, dia 14, para fazer parte do processo seletivo para as vagas do Ano Letivo de 2026. A inscrição é realizada na quadra do Colégio Municipal Professora América Abdalla, das 9h às 16h, exclusivamente pelo responsável legal da criança. Todo o trâmite é realizado dentro da normalidade e sem filas.
Nesta quinta-feira, dia 13, as inscrições são direcionadas para as vagas de Creche IV (nascidos entre 1º de abril de 2022 a 31 de março de 2023). Na sexta-feira, 14, o atendimento será aberto a todas as etapas disponíveis.
As vagas são divididas entre turmas de Creche I, II, III e IV, com idade mínima de ingresso de seis meses e máxima de três anos de idade, ambas completas até o dia 31 de março de 2026.
Confira o cronograma:
13/11 – Creche IV:
Nascidos entre 1º de abril de 2022 a 31 de março de 2023
14/11 – Inscrições abertas para todas as etapas:
Creche I – nascidos entre 1º de abril de 2025 e 30 de setembro de 2025
Creche II – nascidos entre 1º de abril de 2024 e 31 de março de 2025
Creche III – nascidos entre 1º de abril de 2023 e 31 de março de 2024
Creche IV – nascidos entre 1º de abril de 2022 a 31 de março de 2023
As inscrições para as vagas nas localidades de Mar do Norte (Escola Municipal Enedina Fidélis Moreira), Rocha Leão (Escola Municipal Henrique Sarzedas) e Cantagalo (Escola Municipal Trindade) serão realizadas nas respectivas unidades escolares.
PONTUAÇÃO – A seleção das vagas será realizada por meio de pontuação. O candidato poderá acumular pontos pelos seguintes critérios: ser beneficiário do Programa Bolsa Família, ter número de Identificação Social (NIS) com cadastro no Município, número de irmãos com idade até 17 anos, tempo de moradia no Município e ser filho de mãe adolescente estudante.
DOCUMENTAÇÃO – Para efetuar a inscrição, o responsável legal deverá apresentar original e cópia dos documentos comprobatórios de pontuação e classificação. Também deverão ser apresentados a certidão de nascimento da criança, a carteira de identidade e CPF do(s) responsável(is) e comprovante de residência atual (de até dois meses anteriores).
Em caso de criança com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Altas Habilidades/Superdotação, deverá ser apresentado laudo/documento médico para garantir prioridade no atendimento. Para comprovação de doença incapacitante, deficiência ou mobilidade reduzida por parte dos pais ou responsáveis da criança, deverá também ser apresentado laudo/documento médico no ato da inscrição.
SELEÇÃO – Após a inscrição, a relação com a classificação geral preliminar, com destaque para as crianças classificadas de acordo com as vagas oferecidas, será publicada no Jornal Oficial do Município, no dia 28 de novembro.
Em caso de discordância sobre a pontuação da classificação, os responsáveis legais poderão entrar com recurso, nos dias 1º e 2 de dezembro, por meio de formulário próprio fornecido pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer e entregue na Divisão de Supervisão de Ensino da Secretaria.
Após a análise dos recursos, será divulgada a classificação final dos inscritos, com destaque para os classificados aptos à efetivação da matrícula, com publicação no Jornal Oficial no dia 12 de dezembro. A efetivação da matrícula será realizada pelo responsável pela criança contemplada com a vaga na unidade escolar indicada, no período de 19 a 26 de janeiro de 2026.
VAGAS – Ao todo, 1.245 vagas serão ofertadas nesta etapa, divididas em horário integral e parcial, e distribuídas em 20 unidades escolares, que atendem a diferentes áreas do Município. As informações completas estão disponíveis na edição 1.879 do Jornal Oficial (Resolução Semede n° 39/2025).