O projeto Clube de Filosofia vem transformando a construção do conhecimento em escolas de Rio das Ostras. A iniciativa estimula estudantes a refletirem sobre ética, cidadania e protagonismo juvenil. O objetivo é criar um espaço de diálogo, troca de experiências e construção coletiva do conhecimento.
Coordenado pelos professores Daniel Linhares e Francisco Júnior, o Clube busca despertar nos alunos a consciência ética e a percepção de si mesmos como sujeitos em construção e cidadãos ativos. As atividades são realizadas em três unidades escolares, incluindo rodas de conversa, debates, oficinas e momentos de reflexão sobre temas do cotidiano.
Na Escola Municipal Profª Marinete Coelho Sousa, na localidade de Cantagalo, as atividades do Projeto ganharam destaque neste ano de 2025. A unidade consolidou a prática filosófica na rotina escolar, criando novas possibilidades de aprendizagens.
“Com atividades presenciais, transporte e alimentação garantidos, o projeto se consolidou como um espaço de aprendizado, reflexão e convivência, mostrando que a filosofia pode transformar atitudes, relações e realidades na escola e na comunidade”, contou a diretora-geral da escola, Glória Scafura.
Uma das atividades de destaque da iniciativa é o intercâmbio de experiências entre os alunos da Escola Municipal Profª Marinete Coelho Sousa e da Escola Municipal Padre José Dilson Dórea, que também recebe o Projeto.
“O Clube tem como proposta a construção coletiva de uma comunidade de pensamento e investigação. É um laboratório de experiências filosóficas, sendo uma delas os intercâmbios que permitem a troca de experiências, o diálogo aberto e o desenvolvimento da cooperação entre os alunos”, destacou o professor Daniel Linhares.
Nessas duas unidades, o Projeto é desenvolvido com alunos do 6º ao 9º ano, de forma multisseriada, no contraturno. O Clube também é ministrado na Escola Municipal Senhorinha de Oliveira Gomes – Tia Lola pelo professor Nathan Ramalho.