Novembro é um tempo de memória, resistência e reafirmação da identidade. Em Cabo Frio, o Mês da Consciência Negra 2025 será celebrado com uma ampla programação cultural sob o tema “Pertencimento”, um convite para reconhecer o papel fundamental da população negra na formação do Brasil e da cidade, e refletir sobre os desafios que ainda persistem na luta por equidade racial.
Através da Superintendência de Políticas de Igualdade Racial (SUPIR), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, a Prefeitura de Cabo Frio promove uma agenda intersetorial e plural. A proposta reafirma que o enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial são compromissos que atravessam todas as áreas das políticas públicas.
“Mais do que um calendário de eventos, o projeto representa o compromisso da gestão municipal com a valorização das identidades afro-brasileiras e com a criação de espaços de fala, escuta e protagonismo das comunidades negras locais”, afirmou o secretário de Cultura, Carlos Ernesto Lopes.
O Mês da Consciência Negra nasce do acúmulo das lutas históricas dos movimentos de valorização e afirmação da identidade negra no município. Inspirado pela força ancestral das mulheres, homens e juventudes negras, o projeto propõe uma ponte entre passado, presente e futuro, por meio de ações culturais, formativas e simbólicas que reafirmam o compromisso de Cabo Frio com a igualdade racial, o respeito à diversidade e a justiça social.
SERVIÇO
Lançamento da Programação do Mês da Consciência Negra
Data: 03/11/2035
Horário: 15h
Local: Terminal de transatlânticos