Município será a sede do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região dos Lagos, que reúne nove cidades para promover ações multissetoriais de desenvolvimento socioeconômico
Foi realizada nesta sexta-feira (17), em Iguaba Grande, uma reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Conderlagos), um consórcio público multifinalitário, de natureza autárquica, que busca promover o desenvolvimento equilibrado da Região dos Lagos. Sua missão é fortalecer a integração entre os municípios, ampliar a capacidade de investimento e melhorar a eficiência dos serviços públicos, unindo esforços em torno de um mesmo propósito: o bem-estar da população e a sustentabilidade regional.
Na pauta da reunião estiveram a eleição do presidente e do vice-presidente, a indicação do secretário-geral, além da aprovação do Estatuto e do Protocolo de Intenções do consórcio.
Esta foi a segunda reunião entre os representantes municipais para a formalização do Conderlagos. Na primeira, realizada em Arraial do Cabo, no mês de junho, foi discutido o Protocolo de Intenções, além da definição de Cabo Frio como sede do consórcio. Participam também os municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.
Cabo Frio foi representada na reunião pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Dusi, que destacou a importância da criação do consórcio para o desenvolvimento integrado da região.
“Cabo Frio será a sede do consórcio, o que representa uma forma de prestígio. Vamos criar uma base de dados integrada entre os municípios, para sabermos com exatidão quantos turistas recebemos, o tamanho das despesas e receitas de cada cidade, o retorno que um evento regional gera em benefícios e quais são as principais necessidades da região. É um dia histórico para o desenvolvimento dos municípios da Região dos Lagos”, analisou Dusi, ressaltando ainda a força que um pleito feito de forma conjunta pelo consórcio junto aos governos estadual e federal ganha, uma vez que, somados, os nove municípios reúnem quase um milhão de habitantes.
Em relação à diretoria, o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, foi eleito presidente; a prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal, será a vice-presidente; e Vantoil Martins, foi indicado como secretário-executivo.
Conderlagos terá atuação em diversos segmentos
O planejamento do consórcio está estruturado em dez eixos temáticos de atuação, incluindo Infraestrutura, voltada à integração viária e à mobilidade urbana; Saneamento Básico, com gestão compartilhada de água, esgoto, resíduos e drenagem; Desenvolvimento Econômico Regional, incentivando a inovação, a modernização e o fortalecimento das micro e pequenas empresas; e Desenvolvimento Urbano e Gestão Ambiental, com foco no planejamento integrado e na educação ambiental.
Também são eixos de planejamento a Saúde, promovendo redes regionais de atendimento e vigilância sanitária; Educação, Cultura e Esportes, com iniciativas de qualificação profissional e incentivo à cultura e ao esporte; Assistência Social e Direitos Humanos, voltada à proteção de grupos vulneráveis e ao combate à violência; Segurança Pública, promovendo a integração entre forças municipais, estaduais e federais; Fortalecimento Institucional, que moderniza a gestão pública e estimula licitações compartilhadas; e Turismo, incentivando o turismo sustentável e a promoção conjunta da região em eventos nacionais e internacionais.