A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras convida os profissionais da área e toda a comunidade para participar de uma importante Live de apresentação da Lei Federal nº 14.533/2023, que institui a Política Nacional da Educação Digital (PNED). O encontro virtual será realizado na próxima quinta-feira, dia 24, e tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre esta legislação fundamental para o futuro da educação no país.
Além de detalhar os aspectos da PNED, a transmissão online abordará a relevância da construção colaborativa do Referencial Curricular de Computação para a Rede Pública Municipal de Ensino de Rio das Ostras – o RECRO Computação. Este processo de elaboração visa adaptar o currículo municipal às novas demandas da cultura digital e incorporar as competências e habilidades definidas no anexo Computação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para participar da Live, os interessados devem realizar a inscrição na plataforma da Formação Continuada até a quarta-feira, dia 23. A iniciativa busca engajar os educadores e a sociedade na discussão sobre a integração da educação digital no processo de ensino-aprendizagem.
Entenda o Anexo Computação:
A BNCC ganhou um importante complemento com o anexo Computação, um documento que estabelece as competências e habilidades que os estudantes da Educação Básica devem desenvolver para uma vivência plena no mundo digital. Este anexo está estruturado em três eixos fundamentais:
- Pensamento Computacional: Desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, organização de dados e criação de algoritmos.
- Mundo Digital: Compreensão do funcionamento das tecnologias digitais, seus impactos e oportunidades.
- Cultura Digital: Reflexão crítica sobre o uso da tecnologia, segurança online, ética e cidadania digital.
A Rede Municipal de Rio das Ostras, por meio da atuação da Equipe OstraLab e da Coordenação de Educação Digital Computação e Inovação Pedagógica, está empenhada na adaptação do Referencial Curricular do Município para incorporar essas novas habilidades relacionadas à computação.
A coordenadora de Educação Digital, Luemy Ávila, ressalta a importância da participação dos professores neste processo: “A atualização do RECRO acontecerá com a contribuição dos professores da Rede Municipal de Ensino de todas as disciplinas. É importante que os profissionais acessem o Sistema Integrado de Formação e Acompanhamento Pedagógico (Sifap) e façam as contribuições. Na Live, iremos esclarecer os pontos e o passo a passo da atualização”. A iniciativa da Secretaria de Educação de Rio das Ostras demonstra o compromisso do município com a inovação pedagógica e a formação de cidadãos preparados para os desafios do século XXI.