A equipe de karatê de Macaé teve uma participação notável no mundial estudantil ‘Gymnasiade U15 2025’, realizado de 4 a 14 de abril em Zlatibor, na Sérvia, acumulando importantes vitórias e medalhas. O time, composto pelos jovens atletas Akilys Cardoso, Giovana Lima e Sophia Romão, com idades entre 12 e 15 anos, e pela técnica da FKF (Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro), Samara Jardim, foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) para representar o município de Macaé, o estado do Rio de Janeiro e o Brasil na competição internacional.
Os atletas, que recebem incentivo da Prefeitura de Macaé através do programa Bolsa Atleta Macaé (Lei Municipal 4.587/2019), demonstraram um alto nível de desempenho, conquistando as seguintes colocações: Sophia Azevedo sagrou-se campeã no Kata Feminino Sub15; Akilys Cardoso conquistou o 2º lugar no Kata Masculino Sub15 Individual, no Kumite Masculino Sub15 - 65kg individual e também por equipe no Kumite Masculino Sub15; e Giovana Lima garantiu o 3º lugar Individual e o título de campeã por equipe no Kumite Feminino Sub15 +55kg individual e por equipe no Kumite Feminino Sub15.
A técnica Samara Jardim expressou seu orgulho e destacou a relevância das conquistas da equipe de Macaé. “Mais uma vez Macaé mostrou a sua força e potência dentro do karatê mundial. Já temos o Akilys Cardoso, seleção brasileira que traz muitos títulos para o município. Ser a única equipe do Brasil, com três atletas e uma técnica, convocada é motivo de muito orgulho e mostra que estamos no caminho certo. Nosso karatê está colhendo os frutos do trabalho. Das 19 medalhas do Brasil, seis são de Macaé e ainda a minha como técnica. Agradecer a CBDE por todo suporte, ao governo municipal por sempre acreditar no potencial do karatê que nos impulsiona a continuar e a torcida de todo o estado que vibrou muito”, enfatizou Samara.
O programa Bolsa Atleta, que apoia os jovens talentos, tem como objetivo principal colaborar para a manutenção pessoal e esportiva dos atletas residentes em Macaé, com idade mínima de 10 anos, que praticam desporto de rendimento em modalidades olímpicas, paraolímpicas e não olímpicas filiadas e regulamentadas por federações e confederações. Os atletas beneficiados pelo programa representam o município ou defendem equipes que o representam em competições de diversos níveis, desde regionais até mundiais. O sucesso da equipe de Macaé no Gymnasiade U15 2025 é uma prova do potencial do esporte local e da eficácia do investimento em jovens talentos.