00:00 - 05:00
Madrugada EnergiaMadrugada Energia
Offline
MACAÉ BRILHA NO MUNDIAL ESTUDANTIL DE KARATÊ NA SÉRVIA COM MÚLTIPLAS MEDALHAS
Equipe apoiada pelo Bolsa Atleta conquista seis medalhas no Gymnasiade U15 2025, incluindo um ouro, reforçando a potência do município no cenário internacional da modalidade.
Por Kaká Amaral
Publicado em 15/04/2025 08:30
Macaé

A equipe de karatê de Macaé teve uma participação notável no mundial estudantil ‘Gymnasiade U15 2025’, realizado de 4 a 14 de abril em Zlatibor, na Sérvia, acumulando importantes vitórias e medalhas. O time, composto pelos jovens atletas Akilys Cardoso, Giovana Lima e Sophia Romão, com idades entre 12 e 15 anos, e pela técnica da FKF (Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro), Samara Jardim, foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) para representar o município de Macaé, o estado do Rio de Janeiro e o Brasil na competição internacional.

Os atletas, que recebem incentivo da Prefeitura de Macaé através do programa Bolsa Atleta Macaé (Lei Municipal 4.587/2019), demonstraram um alto nível de desempenho, conquistando as seguintes colocações: Sophia Azevedo sagrou-se campeã no Kata Feminino Sub15; Akilys Cardoso conquistou o 2º lugar no Kata Masculino Sub15 Individual, no Kumite Masculino Sub15 - 65kg individual e também por equipe no Kumite Masculino Sub15; e Giovana Lima garantiu o 3º lugar Individual e o título de campeã por equipe no Kumite Feminino Sub15 +55kg individual e por equipe no Kumite Feminino Sub15.

A técnica Samara Jardim expressou seu orgulho e destacou a relevância das conquistas da equipe de Macaé. “Mais uma vez Macaé mostrou a sua força e potência dentro do karatê mundial. Já temos o Akilys Cardoso, seleção brasileira que traz muitos títulos para o município. Ser a única equipe do Brasil, com três atletas e uma técnica, convocada é motivo de muito orgulho e mostra que estamos no caminho certo. Nosso karatê está colhendo os frutos do trabalho. Das 19 medalhas do Brasil, seis são de Macaé e ainda a minha como técnica. Agradecer a CBDE por todo suporte, ao governo municipal por sempre acreditar no potencial do karatê que nos impulsiona a continuar e a torcida de todo o estado que vibrou muito”, enfatizou Samara.

O programa Bolsa Atleta, que apoia os jovens talentos, tem como objetivo principal colaborar para a manutenção pessoal e esportiva dos atletas residentes em Macaé, com idade mínima de 10 anos, que praticam desporto de rendimento em modalidades olímpicas, paraolímpicas e não olímpicas filiadas e regulamentadas por federações e confederações. Os atletas beneficiados pelo programa representam o município ou defendem equipes que o representam em competições de diversos níveis, desde regionais até mundiais. O sucesso da equipe de Macaé no Gymnasiade U15 2025 é uma prova do potencial do esporte local e da eficácia do investimento em jovens talentos.

Comentários
Carregando comentários...