Cabo Frio Debate Legislação e Diretrizes da Economia Azul em Encontro Aberto à População
Secretaria de Gestão Territorial e Economia Azul promove evento na próxima terça-feira (15) para coletar sugestões para o desenvolvimento sustentável do setor marítimo
Por Kaká Amaral
Publicado em 11/04/2025 08:40
Cabo Frio

A Secretaria Municipal de Gestão Territorial e Economia Azul de Cabo Frio convida a população e as instituições interessadas a participar de um importante encontro para debater a legislação e as diretrizes da Economia Azul no município. O evento será realizado na próxima terça-feira, 15 de abril, às 10h, no auditório da Universidade Veiga de Almeida, e tem como objetivo construir, de forma colaborativa, políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável das atividades econômicas ligadas aos oceanos e às zonas costeiras de Cabo Frio.

A reunião é aberta a todos que desejam contribuir com ideias e sugestões para a formulação de um plano de ação local para a Economia Azul. Durante o encontro, serão abordados temas cruciais como a política municipal de Economia Azul, a governança do setor – envolvendo atores públicos e privados – e o plano de ação local, que definirá as estratégias e prioridades para o desenvolvimento da área. O objetivo central da iniciativa é promover um crescimento econômico robusto que esteja intrinsecamente alinhado com a preservação dos valiosos ecossistemas marinhos de Cabo Frio.

Cabo Frio se destaca como a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a instituir uma Secretaria de Gestão Territorial e Economia Azul, demonstrando o pioneirismo do município na abordagem integrada das questões territoriais e do potencial econômico do mar. Segundo o secretário da pasta, Matheus Monica, a participação ativa da população e das instituições é fundamental nesta fase inicial de planejamento.

“É muito importante que a população e as instituições interessadas possam participar desse encontro para que possamos pensar juntos sobre esse tema tão atual e de suma importância para a economia do mar. Queremos construir uma legislação e diretrizes que realmente reflitam as necessidades e potencialidades de Cabo Frio, garantindo um futuro próspero e sustentável para o nosso litoral”, destacou o secretário Matheus Monica.

Os interessados em participar deste relevante debate sobre o futuro da Economia Azul em Cabo Frio devem realizar sua inscrição prévia por meio do formulário online disponível no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSecRU1p3N2QIOhUZk_tG2bnRqdQvVoNb3PmRnu87xlRCxDtOw/viewform.

Comentários