O curta-metragem "A História de Caio Barnabé" iniciou sua jornada de exibição na programação especial do projeto 'Curta no Museu', uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Macaé. O filme, que foi agraciado pelo edital 007/2023 audiovisual da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura, cumpre sua contrapartida social levando a magia do cinema para diversos públicos da cidade.
A primeira exibição ocorreu ontem, na Escola Polivalente, proporcionando aos estudantes um contato especial com a produção audiovisual local. Nesta quinta-feira (10), o curta-metragem foi apresentado no Colégio Aplicação (CAP), às 13h, encantando mais jovens com sua narrativa envolvente. A próxima parada do filme é o histórico Solar dos Mellos, onde serão realizadas sessões hoje, às 14h30 e às 15h30. No dia 16 de abril, o Solar dos Mellos volta a receber "A História de Caio Barnabé" em duas sessões especiais: às 15h30 e às 19h, esta última com o importante recurso de audiodescrição, além da presença do ator Hélder Santana.
A atriz e produtora de "A História de Caio Barnabé", Amanda Vayssiere, expressou sua confiança no texto original do roteirista e diretor Tiago Maviero, vislumbrando a oportunidade de criar uma história leve, divertida e carregada de elementos do imaginário popular. A trama aborda temas universais como a amizade e a fé, com um toque sutil de realismo fantástico que cativa o espectador. "Acho que essa história mostra que somos mais fortes quando estamos juntos e temos fé", ressaltou a produtora.
A História de Caio Barnabé - O filme transporta o público para a vida de Caio, um jovem que, apesar de enfrentar o analfabetismo, encara os desafios da existência com coragem e simplicidade. Sua rotina pacata é abalada pela chegada de Délia, que se apresenta como amiga, mas trai sua confiança e rouba sua casa, aproveitando-se de sua vulnerabilidade. Contudo, Caio não está sozinho em sua jornada; Maninha, uma verdadeira amiga leal, e figuras protetoras do imaginário popular como Santo Expedito, Zé Pilintra e Nossa Senhora, surgem para guiá-lo e ajudá-lo a superar essa dura adversidade. A narrativa de 30 minutos emociona ao abordar temas como amizade genuína, a força da fé e a luta contra a injustiça.
O elenco que dá vida aos personagens do curta-metragem é composto pelos talentosos atores Felippe Sena, Cláudia Byspo, Flávio Xavier, Amanda Vayssiére, Néia Oliveira e Hélder Santana. O Solar dos Mellos, palco das próximas exibições, está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro de Macaé-RJ. A classificação indicativa do filme é de 14 anos, e a entrada para todas as sessões é gratuita.
Ficha Técnica:
- Produção: Amanda Vayssiere
- Roteiro e Direção: Tiago Maviero
- Direção de Fotografia: Bernardo Beraldi
- Som Direto, Edição de Som, Mixagem e Masterização: Rodrigo Zago
- Produção de Set: Marcela Jorge
- Figurino: Mônica La
- Edição e Montagem: Tiago Maviero
- Assistente de Produção: Maria Luiza Martins