A manhã desta sexta-feira (4) foi marcada por fortes chuvas em diversos pontos do Grande Rio, causando alagamentos e transtornos em todas as regiões da capital, Baixada Fluminense e Região Metropolitana. A cidade do Rio de Janeiro entrou em Estágio 2 de alerta às 6h05, indicando alto risco de ocorrências de impacto.
Na Zona Sul, um gari foi flagrado trabalhando para desentupir um bueiro na Rua Marquês de Olinda, em Botafogo. Em Niterói, na Região Metropolitana, e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ruas ficaram alagadas, como no bairro Jardim Nova Era. Bolsões d'água também foram registrados em Piedade e Bangu.
A Climatempo informa que a frente fria que chegou ao Rio de Janeiro está se deslocando pelo estado, provocando mudanças climáticas significativas. A previsão é de temperatura máxima de 30ºC na capital, com riscos de temporais acompanhados de raios e rajadas de vento.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta de risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas, transbordamento de rios e córregos urbanos, e deslizamentos de terra. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Marinha do Brasil também emitiram avisos de chuvas intensas e ressaca, com ondas de até 3 metros de altura no litoral.