A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras iniciou, na terça-feira (1º), um mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Municipal, com o objetivo de reduzir a extensa fila de espera, que inclui pacientes aguardando procedimentos desde 2020. No primeiro dia da ação, foram realizadas 23 cirurgias.
Desde janeiro, o município tem trabalhado para diminuir a demanda reprimida por cirurgias eletivas, e o mutirão visa agilizar esse processo. "Nosso papel é resgatar a saúde e a qualidade de vida desses pacientes. Estamos aqui para fazer o SUS funcionar de forma correta, com atendimento decente e ajudar as pessoas", explicou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Fábio Simões.
O mutirão de cirurgias continuará sendo realizado para atender toda a demanda da fila de espera, que ainda é considerada extensa. Os pacientes estão sendo chamados em ordem, respeitando a lista de espera, e a Secretaria de Saúde está entrando em contato para agendar os procedimentos.
No primeiro dia do mutirão, a equipe médica realizou uma variedade de cirurgias, incluindo procedimentos ginecológicos, laqueaduras, inserções de DIU, remoções de cistos e operações de hérnia.