A produtora cultural e audiovisual macaense Haber Produções lança seu mais recente curta-metragem, "Fogo nos Macacos", que integra o Circuito de Distribuição de Impacto Social, contemplado pelo Edital de Obras Audiovisuais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo. O filme, totalmente produzido em Macaé, busca democratizar o acesso ao audiovisual e promover o debate sobre questões sociais relevantes.
Impacto Social e Acessibilidade:
Desde sua estreia em fevereiro, "Fogo nos Macacos" já alcançou mais de 600 espectadores e tem previsão de novas exibições em Macaé. O filme foi exibido em diversos espaços, incluindo escolas e centros culturais, buscando alcançar públicos diversos.
A produção do curta-metragem, com duração de 20 minutos, contou com uma equipe majoritariamente formada por pessoas negras, mulheres em posições de liderança e profissionais macaenses e cariocas. Além disso, a produção priorizou a acessibilidade, oferecendo interpretação em Libras e legendas para surdos e ensurdecidos (LSE), e realizando ações personalizadas para o público com deficiência (PCD).
Sinopse e Equipe:
"Fogo nos Macacos", dirigido por Clementino Junior e Daiana de Souza, é uma adaptação do conto homônimo do livro "Rio de Contos", de Daiana de Souza. O elenco conta com a participação de Carol Haber, Gabriel Benevenuto, Izabel Rezende, Ray Senna e Ricardo Romão.
Reconhecimento e Premiações:
A Haber Produções possui um extenso portfólio, com prêmios em editais como Funarte Arte em Toda Parte, Cultura Presente RJ, Macaé Cultura Digital e Fomento Carioca. Entre seus trabalhos anteriores, destacam-se os curtas "Da Janela" e "A Beleza". Atualmente, a produtora está em fase de produção do filme "Caos das Periferias Macaenses".
"Fogo nos Macacos" é uma realização do Governo Federal (Ministério da Cultura) e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.