A Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo, através do Centro de Doenças Infecciosas (CDI), realizou, na segunda-feira (24), uma atividade educativa com os cadastrados da Estratégia de Saúde da Família dos bairros Canaã e Prainha. A iniciativa, que celebra o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença.
Informação e prevenção:
Durante as palestras, a equipe do CDI abordou temas cruciais para o combate à tuberculose, como a importância do diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento. A coordenadora do CDI, Danielle Barbosa, destacou que o tratamento da tuberculose dura seis meses e é feito com antibióticos, seguindo o esquema preconizado pelo Ministério da Saúde. Toda a medicação é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Teste rápido para diagnóstico:
A enfermeira do CDI, Maria Auxiliadora, informou que a Secretaria de Saúde implementou o teste rápido de tuberculose, um exame de sangue que entrega o resultado em apenas 30 minutos. Essa inovação agiliza o tratamento de pacientes com HIV internados no Hospital Geral e com suspeita de tuberculose, uma vez que a infecção pode ser agravada pela presença do HIV.
Ações complementares:
Além da palestra, a ação educativa incluiu a distribuição de panfletos informativos, aferição da pressão arterial e atendimento para avaliação nutricional.
Programação:
A programação de atividades educativas sobre a tuberculose continua ao longo da semana, com ações nas unidades de Estratégia de Saúde da Família do Morro Boa Vista e Hermes Barcellos (terça-feira, 25), Morro da Cabocla (quarta-feira, 26) e Policlínica Municipal (sexta-feira, 28).