A Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras deu início a uma série de ações para criar um pacto entre secretarias e combater o crescimento da população em situação de rua. O objetivo é criar um comitê para construir ações efetivas e pensar políticas públicas voltadas para o tema.
Durante o primeiro encontro, foram pontuadas ações iniciais para levantamento de informações e encaminhamentos que deverão ser realizados por diversas secretarias e órgãos municipais. Participaram da reunião representantes das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Segurança Pública e Defesa Civil.
O secretário de Assistência Social, Carlos Correia, enfatizou que é a primeira vez que secretarias estão se unindo para falar sobre o tema. Ele também destacou que a população em situação de rua pode ser dividida em três subgrupos: aqueles com problemas de álcool e drogas, aqueles com problemas vinculados ao tráfico de drogas e roubo, e aqueles com questões de vulnerabilidade social.
Algumas das ações previstas incluem:
- Mudanças no regulamento da Casa do Sorriso: para garantir a segurança dos servidores e dos usuários.
- Chamamento público às entidades religiosas: para apresentar ações e organizar contribuições para diminuir as vulnerabilidades sociais das pessoas em situação de rua.
- Trabalho de reconhecimento, mapeamento e garantia de direitos: realizado pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).