Ben Jor é um dos artistas mais tocados no carnaval do Rio
06/02/2024 11:58 em Música

Devido à semana do início oficial do carnaval, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) realizou um estudo sobre as músicas mais tocadas nos blocos, salões e festas na cidade do Rio de Janeiro — onde a folia teve início no Brasil, ainda no século 17. O levantamento mostra que, no último ano, o sucesso de Jorge Ben Jor, “País Tropical”, foi o grande destaque dos dias de folia, seguido por outras músicas também já conhecidas do público. Uma curiosidade é que nenhuma das tradicionais marchinhas de carnaval aparece no top 5 das mais tocadas.

O top 5 das mais tocadas no carnaval no Rio ficou completo com “Vou Festejar” (sucesso na voz de Beth Carvalho), de autoria de Jorge Aragão, Neoci e Dida, na segunda posição; e “Taj Mahal”, também de Jorge Ben Jor, em terceiro. O quarto lugar foi ocupado pelo empate de “É Hoje”, composição de Didi e Mestrinho, e “Fulminante”, dos compositores Suel e Allan Lima. Já o quinto lugar teve três canções empatadas: “Não Quero Dinheiro”, de Tim Maia; “Eva”, de Cartavetrata, Umto e Ficarelli; e “Tá Escrito”, de autoria de Gilson Bernini, Karlinhos Madureira e Xande de Pilares.
 
De acordo com o órgão, em 2023 a arrecadação de direitos autorais pelas músicas tocadas em shows e eventos de carnaval no estado do Rio de Janeiro foi de R$ 3,2 milhões. Esse total representou um crescimento de mais de 27% em comparação ao ano de 2022, quando o carnaval no estado arrecadou R$ 2,5 milhões em direitos autorais e ainda sofria com o impacto da pandemia da Covid-19.

Para o carnaval desse ano, o Ecad lançou sua campanha focada na conscientização sobre a importância do pagamento do direito autoral. Intitulada “Com música, a folia fica melhor”, a ação é voltada para quem vai utilizar música publicamente em programações e eventos carnavalescos, como organizadores e promotores de shows, trios elétricos, blocos de rua, prefeituras, boates, clubes e outros. A campanha, que conta com landing page, depoimentos de artistas, postagens nas redes sociais e envio de e-mails, reforça a importância da música para esses eventos e do licenciamento para executar músicas publicamente.  
 
TOP 5 das músicas mais tocadas em shows e trios elétricos no carnaval do estado do Rio de Janeiro em 2023 : 

Posição Música Autores
1 País tropical Jorge Ben Jor
2 Vou festejar Jorge Aragão / Neoci / Dida
3 Taj Mahal Jorge Ben Jor
4 É hoje Didi / Mestrinho
Fulminante Suel / Allan Lima
5 Não quero dinheiro Tim Maia
Eva Cartavetrata / Umto / Ficarelli
Tá escrito Gilson Bernini / Karlinhos Madureira / Xande de Pilares
COMENTÁRIOS