Agentes vão usar um sistema de câmeras para fazer identificação facial e leitura e placas de carros
O porta-voz da Polícia Militar Coronel Marco Andrade disse, nesta segunda-feira (4), que militares da corporação contarão com uma nova tecnologia durante o Révellion deste ano, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Eles irão usar um sistema de câmeras de monitoramento capaz de fazer identificação facial de criminosos reincidentes e a leitura de placas de carros. As informações são do 'Bom Dia Rio', da Rede Globo.
"Nosso sistema de videomonitoramento já foi comprado e foram testados ontem (domingo), no jogo do Maracanã. Para o Réveillon todo o bairro de Copacabana vai ser monitorado com um sistema de identificação facial e leitura de veículos, além de pessoas que se encontram em condições criminais", disse o coronel.
Ainda de acordo com o porta-voz, a cada quatro pessoas que comentem crimes de furto e roubo na região da Zona Sul, uma é um criminoso reincidente. A aquisição da nova tecnologia visa diminuir esses números.
Violência frequente em Copacabana
Neste domingo (3), um homem foi agredido e roubado por um grupo de jovens, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. A ação foi flagrada por câmeras de segurança. A vítima recebe um soco no rosto e cai desacordada. Antes da agressão, os suspeitos ainda tentaram assaltar uma mulher que passava pelo local.
As imagens mostram o momento em que diversos jovens veem uma mulher com bolsas na rua que, ao perceber que seria assaltada, corre na direção contrária para fugir. Ao total, oito criminosos parecem correr atrás dela.
Momentos depois, um homem aparece no vídeo correndo de costas, aparentemente tentando escapar do bando. Dois dos criminosos reaparecem e um deles acerta a vítima com um soco no rosto. Ela cai desmaiada e, neste momento, os suspeitos pegam seus pertences, que estavam no bolso da bermuda, e saem correndo.
O homem foi socorrido e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região. Segundo a Polícia Civil, após tomar conhecimento do crime e da divulgação do vídeo, a 13ª DP (Ipanema) iniciou uma investigação para apurar o caso.
Fonte: O DIA