Hip Hop 50 anos: gênero é o segundo mais escutado no Spotify no mundo
13/08/2023 19:42 em Música

Aproximadamente ¼ dos streams no Spotify globalmente são de faixas de Hip Hop; Brasil é o terceiro país que mais consome o gênero; playlists brasileiras 'Trapperz Brasil' e 'creme' estão entre as mais escutadas no mundo

ste ano, o Hip Hop marca 50 anos desde o seu nascimento. E, ainda hoje, continua a influenciar a música e a cultura em escala global. O Hip Hop é o segundo gênero musical mais popular no Spotify, com um crescimento de 68% em consumo nos últimos três anos globalmente. Até o momento, em 2023, aproximadamente ¼ de todos os streams no Spotify no mundo são de música hip hop.

 

Hoje, em todo o mundo, existem mais de 53 milhões de playlists, considerando playlists editoriais do Spotify e as geradas por usuários que mencionam Hip Hop ou Rap, e mais de 2 bilhões contendo pelo menos uma música de Hip Hop.

 

Com base no período de janeiro a julho deste ano, o Brasil é o terceiro país que mais consome Hip Hop, atrás somente dos Estados Unidos e do México. Hoje, o gênero tem 23% de participação no total de plays no Spotify no país, com um aumento de 140% em streams desde 2020.

 

As playlists brasileiras do Spotify Trapperz Brasil e creme estão entre as 10 playlists de Hip Hop/Rap mais escutadas no mundo na plataforma. Já RapCaviar, a playlist do gênero mais escutada e a segunda com maior número de seguidores no mundo, tem o Brasil como o quinto país que mais consome suas faixas.

 

Países que mais consomem Hip Hop/Rap no Spotify no mundo em 2023 (janeiro a julho):

  1. Estados Unidos
  2. México
  3. Brasil
  4. Alemanha
  5. França
  6. Reino Unido
  7. Espanha
  8. Índia
  9. Canadá
  10. Itália

Playlists de Hip Hop/Rap mais escutadas no Spotify no mundo em 2023 (janeiro a julho):

  1. RapCaviar
  2. I Love My '90s Hip-Hop
  3. Get Turnt
  4. Locked In
  5. Trapperz Brasil
  6. Modus Mio
  7. creme
  8. Deutschrap Brandneu
  9. PVNCHLNRS
  10. RAP GENERACJA

Estados que mais escutam Hip Hop no Spotify no Brasil em 2023 (janeiro a julho):

  1. São Paulo
  2. Minas Gerais
  3. Rio de Janeiro
  4. Paraná
  5. Rio Grande do Sul
  6. Santa Catarina
  7. Bahia
  8. Distrito Federal
  9. Ceará
  10. Goiás
COMENTÁRIOS