Prêmio João e Maria de Educação reconhece escolas públicas de Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu
02/04/2023 21:06 em Rio de Janeiro

Iniciativa busca incentivar o engajamento dos educadores no processo de aprendizagem dos alunos

 

Acontece no próximo dia 1º abril, o 2º Prêmio João e Maria de Educação, promovido pelo Instituto João e Maria Backheuser (IJMB) com o objetivo de reconhecer as escolas que estão implementando melhorias no processo de alfabetização de seus alunos. A iniciativa é voltada para as instituições públicas dos municípios de Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu com turmas de Pré-escola e 1º e 2º anos do Fundamental, apoiadas pelo IJMB. A cerimônia de premiação será realizada no Museu do Amanhã na cidade do Rio de Janeiro.

O prêmio tem duas categorias: Educação Infantil e Fundamental. Ao todo, 12 escolas foram selecionadas como finalistas para a votação popular, que aconteceu até o início deste mês. A primeira colocada de cada categoria participará de uma viagem cultural para Sobral, no Ceará, município referência em alfabetização no Brasil.

Todas as escolas participantes são parceiras do IJMB e passaram pelo projeto Letras do Saber, que apoia as secretarias municipais de Educação no processo de alfabetização na idade certa. Com a premiação, o instituto espera estimular a adoção das melhores práticas pedagógicas nas escolas a partir da formação de todos os envolvidos no processo educacional e reconhecer as escolas com os melhores resultados em nossas avaliações.

 “Com a parceria entre o IJMB e as secretarias de Educação dos municípios parceiros, conseguimos desenvolver um trabalho dentro das escolas para combater as defasagens de aprendizado na alfabetização. É hora de reconhecer os esforços das escolas e de suas equipes”, afirma Anna Backheuser, presidente do conselho do IJMB.

Antes da etapa de votação popular, o IJMB conta com um comitê formado por especialistas em educação que avalia as escolas participantes. Fizeram parte do grupo: Beatriz Alquéres (conselheira), Ciça Melo (conselheira), Claudia Zuppini (educadora da Elos) e Teca Pontual (ex-subsecretária de ensino do município do Rio de Janeiro).

 

Confira as escolas finalistas:

 
Casimiro de Abreu

Educação Infantil

E. M. PEDRO LOPES MAGALHÃES

E. M. RENATA TAVARES BASTOS

C.M.E.I.  MARINA DIAS DA SILVA (CECA Anexo)

 

Anos Iniciais

E. E. M. MOYSÉS SILVEIRA

E. E. M.  VILA VERDE

E. M. SANTA LUZIA

 

Conceição de Macabu

Ed. Infantil

C.M.E.I. VOVÓ UDINHA

C. M. E. I. VOVÓ CENIRA PROCÓPIO

C. M. E. I. VOVÓ CEDINHA

 

Anos Iniciais

C. E. M. ALMERINDA DE MATOS HENRIQUE

E. E. M. CURATO DE SANTA CATARINA 

E. M. MARLY NOVAES NEVES (Pau Brasil)

 

Sobre o prêmio:

Em 2019, o IJMB lançou o Prêmio João e Maria de Educação, para incentivar o engajamento dos educadores no processo de aprendizagem dos alunos.

Na primeira edição, 15 escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais do município de Casimiro de Abreu, que participaram do programa TransFormar, foram avaliadas em quesitos como aperfeiçoamento da gestão pedagógica, articulação com os familiares e realização de atividades estratégicas de leitura. Do total de inscritas, seis escolas foram selecionadas e receberam a visita de um comitê formado por profissionais da área de educação.

Após a avaliação dos especialistas, as escolas Patrick Marchon Portal e Pré Escolar Anexo ao CECA municipalizado se destacaram com os melhores resultados pedagógicos ao incentivar a leitura, uma gestão escolar estratégica e a formação para qualificação de professores, vencendo em suas categorias. Ambas as escolas foram premiadas com notebooks para auxiliar na gestão.

COMENTÁRIOS