Dia Mundial da Água: conheça as ações da Rio+Saneamento para garantir a qualidade nas etapas de tratamento e distribuição do recurso
22/03/2023 23:17 em Saúde

Análises realizadas controlam qualidade da água distribuída pela concessionária.

 

Trabalho diário das equipes inclui operação de Estações de Tratamento, monitoramento da qualidade da água e análises laboratoriais  

O Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira, dia 22, traz à tona diversas reflexões sobre o tema, principalmente em relação à importância desse recurso essencial para a sobrevivência de todos. Água limpa e segura é um direito garantido por lei. E para que toda a população tenha acesso à água de qualidade, há um longo processo desde a sua captação em mananciais, passando pelo tratamento até a distribuição. O caminho possibilita que a água fique livre das impurezas, alcance os parâmetros ideais e chegue ao seu destino final, própria para consumo.

Na Rio+Saneamento, concessionária responsável pelo saneamento básico de 18 municípios, incluindo 24 bairros da Zona Oeste da capital do Rio, diariamente, as equipes do setor de Qualidade trabalham para garantir que a água chegue incolor, sem gosto e sem cheiro às torneiras das casas dos clientes, dentro de todos os padrões determinados pelo Ministério da Saúde.

Nas estações de tratamento (ETAs), o monitoramento e o controle da qualidade da água distribuída são acompanhados de perto. As unidades contam com laboratórios operacionais que verificam as condições da água que sai das estações. A cada duas horas, operadores checam, por meio de equipamentos especializados, os índices necessários para atender aos parâmetros exigidos por órgãos fiscalizadores. Os profissionais analisam aspectos como cor, turbidez e PH em diferentes etapas do tratamento na ETA. O relatório de qualidade da água é publicado mensalmente no site da concessionária e também divulgado na conta do cliente.

Desde que começou a operação, em agosto do ano passado, já foram realizadas mais de 700 mil análises nos laboratórios da concessionária.

De acordo com Leonardo Righetto, presidente da Rio+Saneamento, o Dia Mundial da Água é uma oportunidade para ratificar o compromisso firmado com cada cliente da concessionária. “Cuidar da água significa cuidar do meio ambiente e da saúde das pessoas. Por isso, seguimos trabalhando 24 horas por dia para entregar um produto de qualidade na casa de cada cliente dos 18 municípios que atendemos”, afirma.

Um laboratório na sua casa

Parte destas análises foi feita direto na casa dos consumidores, já que a empresa disponibiliza também laboratórios móveis que circulam todos os dias por pontos estratégicos das localidades atendidas. As unidades volantes realizam a coleta em domicílio, possibilitando ao cliente o acompanhamento da análise em tempo real.

Em sete meses de operação, o laboratório móvel da Rio+Saneamento realizou cerca de 56 mil análises de amostras de água coletadas. A maioria das solicitações é de moradores da Zona Oeste. Em seguida aparecem os municípios de Carmo, Piraí, Rio Claro e Rio das Ostras. O serviço pode ser solicitado por meio dos canais de atendimento da empresa.

Educação ambiental e sustentabilidade

Além da atuação das equipes do controle de qualidade, a Rio+Saneamento trabalha com educação para o uso racional da água. O setor de Sustentabilidade da concessionária promove palestras sobre consciência ambiental e a importância do saneamento básico em escolas e comunidades. Técnicos laboratoristas da Rio+Saneamento demonstram como são feitas as análises e explicam a importância de se consumir uma água de qualidade, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Equipes do time da Qualidade ficam encarregados de explicar os caminhos que a água percorre, desde a captação até a chegada às torneiras dos imóveis, incluindo todo o processo de tratamento. Para apresentar os conteúdos, os técnicos da Rio+Saneamento trabalham com o apoio do laboratório móvel da concessionária, além de um simulador, conhecido como 'Jar Test'. O equipamento funciona como uma estação de tratamento de água em miniatura, mostrando na prática, de forma lúdica e criativa, os processos de operação em uma ETA. 

Atuação na Regional Serra Lagos


Em um esforço constante para aprimorar a operação e garantir a qualidade da água distribuída, a Rio+Saneamento segue realizando investimentos em suas áreas de atuação. Na Regional Serra Lagos, já foram realizadas mais de 290 mil análises nos laboratórios, sendo 16 mil apenas nos laboratórios móveis, além de outras melhorias nas unidades que trabalham no tratamento da água que chega às cidades atendidas.


O destaque é Rio das Ostras. O município receberá a nova Adutora do Contorno, que permitirá uma maior distribuição de água na cidade. Ao todo serão implantados 12 km de tubulação. A obra já avançou 9 km de extensão e segue com atividades especiais específicas. Com o reforço na Captação, a Estação de Tratamento de Água da cidade (ETA Rio Dourado) será ampliada em 50%, somando ao grande projeto que vai garantir o abastecimento de Rio das Ostras.


No município de Bom Jardim, algumas ações importantes foram iniciadas. Equipes estão realizando melhorias na Estação de Tratamento de Água e na Elevatória Intermediária no distrito de Barra Alegre, que também recebeu a obra da nova Captação. Em breve, as unidades entrarão em operação.


Já em Carmo, foram instalados dois macros medidores de vazão no recalque da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) para controle de entrada na ETA. Para o laboratório de controle operacional, foram adquiridos e instalados diversos equipamentos para controle da qualidade da água durante a operação diária na cidade.

 

Em Trajano de Moraes, foi executada a extensão de rede no bairro Represa, e a cidade também está recebendo melhorias nas unidades operacionais, bem como os municípios de Macuco e Sumidouro.

 

COMENTÁRIOS